PDT e Pros anunciam apoio à pré-candidatura de Lacerda ao governo de MG

05

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) anunciaram na manhã desta terça-feira (5) o apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB) ao governo de Minas Gerais. O evento contou com presidentes dos diretórios estaduais e deputados.

Apesar da aderência das siglas à chapa, o ex-prefeito disse que ainda não houve e que ainda não há data para o lançamento de sua pré-candidatura ao Palácio da Liberdade. “Nós estamos aqui apenas para anunciar a adesão de dois partidos à nossa candidatura. Na hipótese de um lançamento, nós estaríamos fazendo uma reunião para 1.500 pessoas com lideranças, nossos deputados e prefeitos de várias regiões do Estado”, destacou Lacerda.

Para o ex-prefeito, a junção do PDT e do Pros traz consigo lideranças que são deputados “bem votados e com belas carreiras”, além de poder servir como atrativo para a união de outros partidos. Na entrevista coletiva, Lacerda disse que foi procurado por partidos como o PCdoB, PPS e MDB. Entretanto, o partido comunista queria um nome na chapa majoritária do governo, o que esfriou as negociações há alguns dias.

Um tema conseguiu se sobressair ao anúncio do apoio das duas siglas à Márcio Lacerda: a possível indicação do nome dele à vice-presidente na chapa de Ciro Gomes (PDT). Apesar de tentar se esquivar das perguntas em alguns momentos, Lacerda acabou dizendo que existe um interesse, mas que não depende só dele, e sim da discussão entre o PDT e o PSB em âmbito nacional. “Há uma vontade dos dois partidos, mas o PSB precisa ter um entendimento interno também em relação a isso, porque há correntes que defendem que o partido não esteja em nenhuma chapa majoritária para presidente. Então é preciso respeitar a dinâmica interna do PSB, por isso nesse momento eu estou trabalhando para o governo”.

O presidente estadual do PDT, deputado federal Mário Lúcio Heringer, disse esperar a indicação de Lacerda à vice-presidência para “fortalecer a candidatura de Ciro Gomes à Presidência”. Entretanto, Heringer ressaltou o discurso do ex-prefeito da capital que essa aliança depende de um acordo nacional entre as duas legendas.

Caso Lacerda concorra ao Planalto, PDT, Pros e PSB escolherão juntos um novo nome para o governo de Minas.

Já o deputado federal Eros Biondini, presidente do Pros em Minas Gerais, disse que o partido tem um potencial candidato ao governo (Jaime Martins, cotado para ser vice de Lacerda nas eleições), mas o partido tem pautas comuns e que encontrou na pessoa do Márcio Lacerda o nome capaz de realizar a redução das taxas de impostos em Minas Gerais, uma gestão eficaz, uma máquina enxuta e também a experiência comprovada de ser o melhor prefeito por cinco vezes.

Biondini destacou que o seu partido está focado em Minas Gerais e não está atrelado à nenhuma mudança de rumo em nível federal, se referindo à tentativa escolha de Lacerda ao Planalto e rebatendo o que Mário Heringer havia dito anteriormente.

Campanha

Depois de responder a várias perguntas sobre a chapa com Ciro Gomes, Márcio Lacerda respondeu sobre o que ele teria para apresentar à população mineira. “O que eu tenho é a minha história pessoal de empresário, de gestor público federal e estadual e de prefeito durante 8 anos. Uma história sempre de dedicação às boas causas coletivas e uma história sem manchas no ponto de vista de malfeitos na administração e o reconhecimento através de pesquisa que mostram essa aceitação”, disse o ex-prefeito.

Ele também destacou que é pouco conhecido no Estado e que a aliança do PDT e do Pros o ajudará nessa capilaridade política nas demais regiões. “Dos que me conhecem, 40% querem votar em mim. Então é preciso me tornar mais conhecido. Sou pouco conhecido e tenho baixa rejeição”, destacou.

Estiveram presentes na coletiva também o deputado estadual Fábio Cherem (PDT), o deputado federal Jaime Martins (Pros) e o presidente do PSB em Minas, João Marcos Lobo.

 

Seja o primeiro a comentar na pagina"PDT e Pros anunciam apoio à pré-candidatura de Lacerda ao governo de MG"

Deixe sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado .

*