Campanha quer reduzir casos de câncer no intestino

12

O Hospital Madre Teresa, na região Oeste de Belo Horizonte, vai realizar a terceira edição da campanha de prevenção do câncer de intestino. Entre os dias 4 e 29 de setembro, uma equipe de 11 médicos da instituição vai realizar consultas e exames em horários noturnos e a preços populares.

A campanha prevê estacionamento gratuito e consultas e exames mais baratos para pacientes sem plano de saúde aceito pelo hospital – a primeira consulta, que geralmente custa R$ 500, vai sair a R$ 150. Os atendimentos serão entre 18h e 21h.

Na campanha, o paciente faz, na primeira consulta, o exame do reto. Se houver necessidade de colonoscopia, ele já sai do hospital com o exame marcado dentro de poucos dias. Fora da campanha, a demora é de cerca de dois meses.

“Na prevenção, a gente procura no intestino os pólipos, que são verrugas que vão crescendo lentamente e se transformando em câncer. Uma vez que nós detectamos esses pólipos, eles são retirados no próprio exame”, explicou a coloproctologista Hilma Nogueira da Gama, coordenadora de coloproctologia do hospital.

Segundo a médica, o recomendado é fazer o exame a partir de 50 anos, mas, em caso de alterações, como sangramento ao evacuar, dor constante ou secreção purulenta, é importante procurar o médico independentemente da idade.

“O câncer de intestino só é sentido quando já está mais avançado e difícil de tratar, por isso a ideia é retirar o pólipo antes de estar formado”, disse a médica, que ressaltou que esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres e o terceiro entre homens. Em Minas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a expectativa é de 3.040 novos casos de câncer colorretal, que abrange o intestino grosso e o reto, neste ano.

Interessados devem marcar a consulta pelo telefone (31) 3339-8455. No ano passado, foram cerca de 800 atendimentos na campanha.

Seja o primeiro a comentar na pagina"Campanha quer reduzir casos de câncer no intestino"

Deixe sua mensagem

Seu endereço de email não será publicado .

*